História da cidade de Presidente Médici

Brasão da cidade de Presidente MédiciNesta página, você mediciense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1915, surgem os primeiros registros sobre a origem do município de Presidente Médici, da passagem da comissão de Rondon pela região. Dados constantes do relatório da Comissão de Rondon daquele ano informam que a região era habitada por seringueiros e trabalhadores do seringal São Pedro do Muqui. Os primeiros colonos chegaram ao local da margem da rodovia BR 364, a partir da década de 60, instalando-se em quatro barracas ao lado do lamaçal que cobria a estrada. A localidade ficou conhecida como 'Trinta e Três' por estar a 33 km da Vila de Rondônia, atual cidade de Ji-Paraná. A imigração ficou mais intensa a partir de 1970, onde originou os conflitos litigiosos com o proprietário das terras, Sr. José Milton de Andrade Rios, que acusava os colonos imigrantes de grileiros e invasores de suas terras. As terras ocupadas pelos colonos estavam situadas entre os igarapés Preto e Leitão, que segundo o pretenso proprietário, faziam parte da Fazenda Presidente Hermes, de sua propriedade. O INCRA tentava impedir a fixação dos colonos no local por não haver uma definição sobre a posse de terras, quanto se era do senhor Milton Rios ou da União. O lugarejo crescia com a chegada de novos colonos. Diante da situação, o INCRA/RO criou o setor Leitão que era uma extensão do Projeto Integrado de Colonização Outro Preto para assentar dentro das normas os colonos. O vilarejo ficou como sede do projeto que surgia. O nome foi definido em plebiscito pelo moradores.

Confederação Nacional de Municípios http://www.cnm.org.br