História da cidade de Barra do Rio Azul

Brasão da cidade de Barra do Rio AzulNesta página, você barrazulense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A história da Barra do Rio Azul, localizada no Alto Uruguai, confunde-se com a histó-ria da sua antiga sede municipal, Aratiba, cuja colonização foi iniciada em 1917, quando a Companhia Luci Rosa demarcou toda a região. Antes de chamar-se Aratiba, a ex-sede era de-nominada Rio Novo. O nome Barra do Rio Azul provém do fato de, no centro dessa cidade, ocorrer o encontro do Rio Azul com o Rio Paloma, assim denominado até encontrar o Rio Uru¬guai. Em 1914, a localidade de Barra do Rio Azul começou a receber os primeiros colonos de origem italiana. Entretanto, foi a partir da década de 1920 que o fluxo migratório se tornou mais intenso. A primeira casa comercial de Barra do Rio Azul data de 1928, com o nome Comércio de Tecidos Detoni Ltda.; a casa funciona até hoje com a mesma razão social, embora tenha ampliado suas atividades para a criação de suínos e caprinos de raça, tendo obtido diversos prêmios em exposições. Em 1927, era erguida a primeira capela (na qual o frei Cyrillo Stock oficiou a primeira missa), que, em 1938, veio a constituir a Paróquia Medianeira. Após uma reforma, feita em 1988, essa igreja se tornou uma atração turística, graças à sua arquitetura. A atual Escola de 1º Grau Completo Cardeal Leme foi a primeira escola de Barra do Rio Azul, construída em 1929; seu primeiro professor foi João Nuckirchen. O primeiro hospital foi construído em 1942, sob orientação do Dr. Walter Pecoits, e adquirido sete anos mais tarde pelo Dr. Dario Wilfredo Waldivia Almanza. Até meados de 1950, Barra do Rio Azul foi um importante centro urbano, se compara-do aos padrões de pequenas localidades do período. Dispunha de energia elétrica, possuía um comércio intenso e um grande e bem-equipado hospital, que se destinava, inclusive, ao atendi-mento da demanda das populações vizinhas. Nessa época, Barra do Rio Azul disputava a economia da região com centros urbanos vizinhos como Aratiba, Itatiba do Sul e Barão de Cotegipe. Entretanto, a emancipação política desses municípios, somada à exclusão de Barra do Rio Azul das principais rotas da região, comprometeu a dinâmica da sua economia, que atravessou um prolongado período de estag-nação. Com a emancipação político-administrativa do distrito em 20 de março 1992, a comunidade local buscava uma mudança nessa situação, de forma a melhorar a qualidade de vida das fa¬mílias da região.

Barra do Rio Azul (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.barradorioazulrs.com.br/municipio/historia.php#meio. Acesso em: jun. 2017.