História da cidade de Capão do Cipó

Brasão da cidade de Capão do CipóNesta página, você cipoense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Até o início do século XVII, a área onde hoje se encontra o município de Capão do Cipó era habitada por índios guaranis. Quando da chegada dos europeus à América, couberam à Espanha as terras do sul: assim determinava o Tratado de Tordesilhas. A união das coroas portuguesa e espanhola, ocorrida mais tarde, justifica o início da colonização por portugueses e espanhóis. No ano de 1885, instalou-se em Santiago um conselho de jurados. Conta-se que o serventuário enviado para proceder às diligências escolheu para descanso um local onde pendiam das árvores grandes quantidades de cipós. Ao fazer seu relatório de viagem, denominou o local como Capão do Cipó. A correspondência, chegando ao destino, fixou o nome. Hoje se verifica uma miscigenação entre as populações de ascendência indígena, negra e europeia. É marcante influência cultural deixada pelos espanhóis, devido à proximidade da fronteira com os países vizinhos.

CAPÃO DO CIPÓ (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.capaodocipo.rs.gov.br/site/conteudos/542-historia. Acesso em: 09 jul. 2017.