História da cidade de Dois Lajeados

Brasão da cidade de Dois LajeadosNesta página, você dois-lajeense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O nome Dois Lajeados se origina de um córrego com duas nascentes, uma a nordeste e outra a sul da sede do município, ambas chamadas de ?lajeados?. A colonização desse local iniciou-se nos primeiros anos do século XX, com a vinda de imigrantes italianos provenientes de Garibaldi e Bento Gonçalves, e posteriormente de alemães e poloneses. Em 1º de junho de 1905, era instalada a primeira escola pública. Em 1912, foi construída a primeira capela de madeira, iniciativa dos moradores do povoado e arredores, tendo como padroeiro São Roque. Em 1915, o centro telefônico foi instalado, em 1918 contava com a correspondência do Banco Nacional do Comércio. A 09 de maio de 1921, era criada a Paróquia de São Roque, sendo designado pároco o padre João Constanzo, então provincial da congregação de São Carlos no Rio Grande do Sul.

DOIS LAJEADOS (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.doislajeadosrs.com.br/historico/uncategorised/historico. Acesso em: 09 jul. 2017.