História da cidade de Guabiju

Brasão da cidade de GuabijuNesta página, você guabijuense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Guabiju Rio Grande do Sul ? RS Histórico Inicialmente a região era habitada por índios, os quais teriam migrado e se conservado em terras do sul há muitos anos atrás. Pertenciam a tribo dos Coroados, nação dos Gê ou Tapuias. Hoje, os descendentes desta tribo encontram-se agrupados nas reservas controladas pela Fundação Nacional do Índio, nos toldos de Cacique Doble, Liguro, Nonoai, Água Santa e outros. As terras da localidade passaram a pertencer a três grandes latifundiários, aproximadamente de 200 colônias de 25 hectares cada uma, cujos proprietários eram Lúcio Teodoro Telles, Júlia Nunes Mesquita e Pedro Manoel da Trindade. Os primeiros colonizadores da localidade, por volta de 1915, foram o casal Tranquilo Faversani e Ida Jacinta Ferreira Faversani. Ao se estabelecerem, ele se tornou comerciante e ela professora. Com o passar dos anos, outras famílias chegaram, algumas de imigrantes italianos, tais como: os Stocco, Cavagnol, Frizon e outros, dando a localidade o aspecto característico da colonização italiana. A primeira comunidade somente foi fundada no dia 20 de setembro de 1964, denominada Sociedade Recreativa Bochofila Guabijuense. O nome do novo Município é originado de uma árvore frutífera nativa muito comum na região. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Guabiju (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 41, de 25-11-1948, subordinado ao município de Nova Prata. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito permanece no município de Nova Prata. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Guabiju, pela Lei Estadual n.º 8.449, de 08-12-1987, alterada em seus limites pela Lei Estadual n.º 9.045, de 08-02-1990, desmembrado de Nova Prata. Sede no antigo distrito de Guabiju. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989. Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Confederação Nacional de Municípios