História da cidade de Ipiranga do Sul

Brasão da cidade de Ipiranga do SulNesta página, você ipiranguense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Ipiranga do Sul Rio Grande do Sul - RS Histórico A formação de Ipiranga começou na propriedade da família Rigo, que, apesar de não morar lá, possuía um agregado, chamado Jacó Postal, que, junto aos seus familiares, cuidava de terra e trabalhava na lida do gado. Em 8 de maio de 1908, Leonso Rigo vendeu a propriedade para algumas famílias de castelhanos, cujos patriarcas eram Carlos Duran e Francisco Salalegere, e tinham como agregados a família de Don Gervásio Gorrosterasu. Estas famílias de castelhanos deram o nome da localidade de Ipiranga. A vila Ipiranga começa, então, a ser formada definitivamente quando lá se estabeleceu, em 1915, a família de Henrique Réa, sendo o primogenitor popularmente chamado de Henrique Castelhano. No ano de 1938 chegaram várias famílias, atraídas pelas matas nativas com abundância de pinheiros, próprias à extração vegetal, e pelo clima e relevo, propensos à criação de gado. Estas famílias introduziram a primeira serraria em Ipiranga, de propriedade de Antônio Fioravante Tonial, considerado um desbravador, seguido por Hilário Durante e Cirilo Gobbi. A partir de desbravação da mata, foram surgindo colonos, entre eles podemos destacar os agricultores Anselmo Lazzari, Júlio Sberce, Ângelo Sartori e Pedro Beledelli, pecuarista Zeferino Gomes Pinheiro e o construtor de casas David Dall Agnol. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Ipiranga (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 92, de 22-10-1949, desmembrado dos distritos de Erebango e Getúlio Vargas, subordinado ao município de Getúlio Vargas. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Ipiranga permanece no município de Getúlio Vargas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Ipiranga do Sul, pela Lei Estadual n.º 8.568, de 20-04-1988, alterada em seus limites pela Lei Estadual n.º 8.999, de 11-01-1990, desmembrado de Getúlio Vargas. Sede no atual distrito de Ipiranga do Sul (ex-Ipiranga). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração Toponímica Distrital Ipiranga para Ipiranga do Sul, alterado pela Lei Estadual n.º 8.568, de 20-04-1988.