História da cidade de Maratá

Brasão da cidade de MaratáNesta página, você marataense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Sua colonização inicia em 1856, quando imigrantes alemães, desembarcados em São Leopoldo, se instalam nas margens do Arroio Maratá, motivados pela beleza do lugar e pela fertilidade do solo. Dez anos depois, em 1866, em Maratá já viviam 80 famílias de agricultores. O mérito da empreitada colonizatória deve-se aos colonos-empresários Andreas Kochenborger, Friederich Schreiner e o irmão deste, João Pedro Schreiner, contratados em Baumschneis (Dois Irmãos), a mando do sesmeiro português Apolinário Pereira de Moraes, o primeiro proprietário de terras que as dividiu em 120 lotes, para vender somente a colonos alemães. Andréas Kochenborger foi o pioneiro no desenvolvimento industrial e comercial de Maratá. Para escoar a rica produção agropecuária regional, chegou a implantar um serviço de navegação através do Arroio Maratá até o Rio Caí e dali para Porto Alegre. Em 1909, com a inauguração da ferrovia Novo Hamburgo ? Caxias do Sul, o povoado ganhou notável impulso, tornando-se pólo regional para a comercialização das riquezas primárias. Paralelamente, os pioneiros também impulsionaram o desenvolvimento cultural e educacional, destacando-se a família Rücker, natural da Silésia. Recebeu esse nome devido ao Arroio Maratá. É um termo indígena que significa lugar onde os elementos água e solo, entram em choque, num eterno combate em homenagem à natureza.

Maratá (RS). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.marata.rs.gov.br. Acesso em: maio 2011.