História da cidade de Mato Castelhano

Brasão da cidade de Mato CastelhanoNesta página, você mato-castelhanense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A região de Passo Fundo, onde se situa o município de Mato Castelhano, foi primitivamente habitada por diversas tribos indígenas tupis e guaranis. Essas tribos legaram algumas denominações: os dois Distritos que vieram a formar o município, Mato Castelhano e Campo do Meio chamavam-se, respectivamente, Mondeca, que significa mato das armadilhas e Cariroi, que significa onde se colhe a erva- mate. Por volta de 1632, o Padre Mola, missionário jesuíta, chegou à região, reunindo os índios na redução de Santa Tereza, possivelmente onde haja se localiza o povoado Povinho Velho, no município de Mato Castelhano.

Confederação Nacional de Municípios. 2011. Disponível em: http://www.cnm.org.br. Acesso em: maio 2011.