História da cidade de Palmares do Sul

Brasão da cidade de Palmares do SulNesta página, você palmarense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O nome Palmares teve origem porque nas redondezas haviam grande quantidade de butiazeiros formando as butiatuvas ou butiatubas. A presença de abundantes butiazeiros apenas ali, desaparecendo esta vegetação em regiões circunvizinhas, supõe a ocupação periódica deste local por índios guaranis que viajavam pela orla marítima, procurando locais que se encontrasse alimento e também proximidade às águas doces. Os campos que hoje compõe o município de Palmares do Sul foram doados através de sesmarias, a imigrantes portugueses que comprovaram ao Rei de Portugal ter condições de explorá-los promovendo a sua ocupação.

Palmares do Sul (RS). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.palmaresdosul.rs.gov.br. Acesso em: maio 2011.