História da cidade de Planalto

Brasão da cidade de PlanaltoNesta página, você planaltense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1911, Bernardo Tavares de Miranda e seu irmão Severo fixaram residência na localidade de Pinhalzinho. Dedicavam-se a criação de gado e de suínos, além de cultivar pequenas roças. Pela ordem, os primeiros colonizadores eram de origem portuguesa, depois as de origem polonesa. Os italianos chegaram por último e são quase todos posteriores ao período da demarcação das terras. No inicio de 1948 foi dado início do levantamento topográfico para o plano de urbanização, e iniciados os trabalhos de demarcação de lotes rurais. Os primeiros aventureiros vinham de Nonoai, apenas a procura de uma suposta Igreja de Jesuítas onde estariam enterrados valiosos tesouros. O nome deve-se a localização do povoado que se situa num ponto elevado do divisor de águas da região.

Confederação Nacional de Municípios. 2011. Disponível em: http://www.cnm.org.br. Acesso em: maio 2011.