História da cidade de Poço das Antas

Brasão da cidade de Poço das AntasNesta página, você poçoantense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Provenientes do Vale do Caí, os primeiros imigrantes de origem alemã que aqui se es-tabeleceram deixaram suas marcas culturais, que prevalecem até hoje no município. Emancipado de Salvador do Sul em 12 de maio de 1988, Poço das Antas vem buscando seu desenvolvimento a cada dia, e experimenta avanços consideráveis: desta¬ca-se o campo da saúde, com ênfase na medicina preventiva; o saneamento básico, que já abastece praticamente toda a po¬pulação com instalações sanitárias e água de poços artesianos; a pavimentação, arborização e embelezamento das ruas do município. A educação sempre foi uma preocupação da comunidade: uma das primeiras construções a ser erguida no local foi a escola comunitária, e o professor, visto como um líder e muito respeitado, era escolhido entre os próprios habitantes de Poço das Antas. Essa característica faz com que o município hoje esteja bem posicionado no ranking nacional de alfa¬betização. Paralelamente à educação, a religiosidade ocupa lugar de destaque na formação do povo poçoantense. No segmento cultural, Poço das Antas também incentiva a dança, a música, o canto coral e têm grande expressão regional os bailes de kerb. As belezas naturais estão presentes em todos os recantos, na forma de cascatas, de grutas e de vegetação abundante. Soma-se a isso a preocupação que os imigrantes trouxeram consigo em relação ao cultivo de flores e plantas ornamentais nas residências, nos pátios, nas ruas e avenidas. No campo das atividades econômicas, merecem destaque as fábricas de mandolates, de móveis e de compensados, as marcenarias, alambiques, padarias, oficinas mecânicas, agroindústrias, a olaria e o atelier de calçados. No setor primário, vários programas de apoio têm sido implantados (financiamentos, troca-troca, doação de insumos, assistência técni¬ca, incentivo a sistemas integrados e serviços de máquinas); tem ênfase a produção de fran¬gos, suínos, leite, carvão e lenha de acácia.

Poço das Antas (RS). Prefeitura. [2009?]. Disponível em: http://www.pocoda¬santas-rs.com.br/institucional/historico. Acesso em: jul. 2017. IBGE