História da cidade de Santa Maria do Herval

Brasão da cidade de Santa Maria do HervalNesta página, você hervalense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Entre 1835 e 1838 se estabeleceram na localidade de Morro dos Bugres os primeiros moradores, descendentes de alemães, oriundos das Colônias Velhas e outros de levas recentes, eram naturais da região do Hunsrück na Alemanha. O primeiro morador de Morro dos Bugres tinha o sobrenome Buchermann de onde originou-se o nome da localidade. Por volta de 1844 chegaram os primeiros colonos a linha Herval onde hoje situa-se a sede do município, que apresentava um solo mais propício para o cultivo. Daí originou-se o novo Município de Santa Maria do Herval. O nome Santa Maria do Herval é uma homenagem a Santa Maria, padroeira da primeira Igreja construída na localidade. Também compõe a sua denominação a palavra Herval que ressalta uma característica da região, que é a abundância de ervais.

Santa Maria do Herval (RS). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.santamariadoherval.rs.gov.br. Acesso em: maio 2011.