História da cidade de São Gabriel

Brasão da cidade de São GabrielNesta página, você gabrielense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A história de São Gabriel inicia em 1800, quando o naturalista espanhol Félix de Azara, ao chegar ao Cerro do Batovi, funda a primeira povoação, de origem espanhola. Em 4 de abril de 1846, já no seu atual local - antiga Sesmaria do Trilha, com colonização portuguesa, foi elevada a categoria de vila, com a instalação da Câmara de Vereadores, sendo considerada a data de aniversário de emancipação. São Gabriel historicamente é ligada as armas, Terra dos Marechais, como é chamada, já que aqui nasceram os Marechais João Propício Menna Barreto, Fábio Patrício de Azambuja, o Presidente da República Hermes Rodrigues da Fonseca e João Batista Mascarenhas de Moraes, o comandante da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, durante as batalhas na Itália. Outros militares gabrielenses fizeram parte da história nacional, como o Coronel José Plácido de Castro, o desbravador que conquistou o Acre. A vocação militar conviveu pacificamente com a poesia e outras artes, projetando para o Brasil o gabrielense Alcides Maia, o primeiro gaúcho admitido na Academia Brasileira de Letras e o Padre Leonel Franca, teólogo fundador da PUC do Rio de Janeiro. A história política do Município conta com personagens como o castilhista Fernando Abbott, presidente do estado e o embaixador Francisco de Assis Brasil, fundador e líder do Partido Libertador. O nome do município é uma homenagem ao Vice-Rei do Rio da Prata em 1800, Dom Gabriel. Isso ocorreu quando Dom Félix de Azara fundou a primeira São Gabriel nessa data, no local chamado ainda hoje de Distrito do Batovi, como conta à história. Nesse local havia um posto avançado com oito homens que cuidavam da cidade ora fundada.

São Gabriel (RS). Prefeitura. 2014. Disponível em: http://www.saogabriel.rs.gov.br. Acesso em: abr. 2014.