História da cidade de Vitória das Missões

Brasão da cidade de Vitória das MissõesNesta página, você vitoriano ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Vitória das Missões constitui-se de um latifúndio pertencente aos senhores, Germano Hofmeister e Luís Kruel. Os seus proprietários pretendendo comercializar a área, dividiram-se em lotes ou colônias como eram chamadas. As famílias pioneiras foram famílias de imigrantes italianos e alemães: família Röpke, família Dallanora, família Zago, família Rubert e família Thomazi, que chegaram por volta de 1909, os alemães oriundos de Pelotas e por volta de 1929, os italianos, vindos especialmente das cidades de Cachoeira do Sul e Bento Gonçalves. O núcleo urbano, propriamente dito, do município de Vitória das Missões, começou a formar-se em 1940, com a instalação no local de pequenas indústrias como serraria, moinho colonial e casas de comércio. O nome do município de Vitória das Missões originou de um litígio judicial de terras, e o grupo vencedor denominou o município de Colônia Vitória. Anos depois, mudou o seu nome para Vitória das Missões.

Confederação Nacional de Municípios. 2011. Disponível em: http://www.cnm.org.br. Acesso em: maio 2011. Vitória das Missões (RS). Prefeitura. 2010