História da cidade de Frei Rogério

Brasão da cidade de Frei RogérioNesta página, você frei rogeriense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Frei Rogério Santa Catarina — SC Histórico Até 1948 o município não existia, e esta região pertencia ao Distrito de Liberata - que hoje é município de Fraiburgo, e eram terras do governo. No município existia muita madeira, principalmente o pinheiro. Então madeireiros vindos de várias regiões começaram a montar barracas na região para derrubar as árvores e construir serrarias. Adolfo Soletti logo se preocupou com a educação das crianças construindo uma casa onde dava-se aula e rezava-se missa e terços com todos os moradores que os domingos ali se reunião. No dia 26 de janeiro de 1949, Frei Gustavo Weddenhoff rezou a 1º missa na colônia Frei Rogério. Em 1951 começaram a chegar no município os descendentes de italianos vindos de Orleães - Sul do Estado. As famílias que aqui vieram foram: de Lorenzi, Pillon, Bogo, Soletti e Mazzuco. Estes adquiriram terras e iniciaram o cultivo de milho, feijão, trigo, e pequena criação de gado. Outros construíram moinhos a água para obterem as farinhas para manutenção das famílias aqui existentes. Surgiram também gaúchos que fundaram casas de comércio para atender a população. O nome Frei Rogério surgiu em homenagem a um padre que aqui viveu por muitos anos, fazendo suas peregrinações e auxiliando todo aquele povo que sofreu com a guerra do Contestado, principalmente o sertanejo. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Frei Rogério, pela Lei Municipal n.º 31, de 08-02-1957 ex-povoado, desmembrado do distrito de Liberata, subordinado ao município de Curitibanos. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Frei Rogério figura no município de Curitibanos. Elevado à categoria de município com a denominação de Frei Rogério, pela Lei Estadual n.º 9.896, de 20-07-1995, desmembrado de Curitibanos. Sede no antigo distrito de Frei Rogério. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.