História da cidade de Indaial

Brasão da cidade de IndaialNesta página, você indaialense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A colonização do município de Indaial teve início em 1860 por famílias oriundas de Armação, Itajaí, Camboriú e Porto Belo. Primeiramente a região era habitada por índios carijós. Em 1863, o engenheiro Emílio Odebrecht, da colônia de Blumenau, subiu o Rio Itajaí-Açu até à confluência dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste, registrando a existência de habitações na barra do rio Benedito, onde hoje se situa a cidade de Indaial. Com a implantação da Colônia de imigrantes alemães a população já estabelecida ficou na vizinhança do núcleo, até que o desenvolvimento deste ocasionou o movimento dos sertanejos para outras terras, ainda não ocupadas. Os primeiros imigrantes que se estabeleceram na Colônia foram: Júlio Stadoli, Guilherme Schroeder, Augusto Rechberg e outros. Em 1886 foi criado o distrito de Indaial, o qual foi elevado a Município em 1893 e extinto em 1897. Somente em 1934 restaurou-se o município, tendo sido festivamente instalado no mesmo ano. A origem do topônimo, segundo Noberto Bachmann, indica o lugar onde existe em abundância a palmeira indaiá.

Indaial (SC). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1959. v. 32. p. 160-165. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_32.pdf. Acesso em: jan. 2016.