História da cidade de Treze de Maio

Brasão da cidade de Treze de MaioNesta página, você treze-maioense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

TREZE DE MAIO Escravos libertos pela Lei Áurea receberam uma porção de terra, conhecida pelo nome de Quadro, a qual foi abandonada mais tarde. Em 1889, as famílias Bonelli e Formentim, sabedores da desistência das terras pelos escravos, formularam um pedido às autoridades competentes para se instalar no local. Com a autorização, deram ínicio à colonização e receberam outras famílias, também de origem italiana. A localidade conhecida primeiramente por Quadro, em 1926, foi elevada à categoria de Distrito, com o nome de Treze de Maio, em homenagem à libertação dos escravos. Em 1961, passou a Município.

ARQUIVO DA AGÊNCIA DO IBGE