História da cidade de Japaratuba

Brasão da cidade de JaparatubaNesta página, você japaratubense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Japaratuba Sergipe - SE Histórico A história desse município é contraditória até na definição do nome. Para alguns historiadores, como Pirajá da Silva, Japaratuba vem de yapara+tyba, que quer dizer 'sítio onde existe abundância dearcos'. Para outros, como Pascal D'Ávila, o nome significa 'rio de muitas voltas'. Há ainda outra corrente, como a do historiador japaratubense Antônio Wanderley, que afirma que a palavra Japaratuba é de origem indígena e quer dizer 'muito terreno arenoso à beira-mar', ou ainda 'terras de areias brancas'. Para nós, restam apenas duas certezas: Japaratuba vem do tupi-guarani e é nome de um rio. Foi também nome de um dos chefes indígenas que habitavam a área na época de sua descoberta, no século XVI. Gentílico: japaratubense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Japaratuba, pela Resolução Régia, de 02-01-1811 e por Resolução nº 403, de 21-06-1854. Elevado à categoria de vila com a denominação de Japaratuba, pela lei provincial nº 555, de 1106-1859, desmembrado de Capela. Sede na antiga vila de Japaratuba. Instalado em 11-07-1859. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948 o município é constituído do distrito sede. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE