História da cidade de Nossa Senhora Aparecida

Brasão da cidade de Nossa Senhora AparecidaNesta página, você aparecidense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Nossa Senhora Aparecida Sergipe - SE Histórico O município de Nossa Senhora Aparecida, criado em 1963, com a denominação de Cruz das Graças e sede no povoado Cruz do Cavalcante, foi desmembrado do município de Ribeirópolis. A instalação, entretanto, só ocorreu dois anos depois, com a posse do primeiro Prefeito e de cinco Vereadores. Em 1975 mudada a denominação do Município para Nossa Senhora Aparecida, sua sede foi para o povoado Maniçoba. O município, com a denominação de Cruz das Graças e terras desmembradas do município de Ribeirópolis, foi criado em 26 de novembro de 1963, pelo Decreto-Lei Estadual n.° 1.233. Pela Lei Estadual n.° 165-A, de 24 de dezembro de 1975, passou ao atual topônimo. Desde sua criação até a presente data, o Município figura apenas com o Distrito-Sede, Nossa Senhora Aparecida. O termo foi criado em 26 de novembro de 1963, e está jurisdicionado à Comarca de Ribeirópolis. O Poder Judiciário é exercido pelo Juiz de Direito e o Ministério Público é representado pelo Promotor. Acham-se habilitados, ao exercício da profissão, 2 advogados. Gentílico: aparecidense Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cruz das Graças, pela lei estadual nº 1223, de 26-10-1963, desmembrado de Ribeirópolis. Sede no atual distrito de Cruz das Graças. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-02-1965. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1968. Pela lei estadual nº 165-A, de 24-12-1975, o município de Cruz das Graças passou a denominar-se Nossa Senhora Aparecida. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município de Nossa Senhora Aparecida ex-Cruz das Graças é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica municipal Cruz das Graças para Nossa Senhora Aparecida alterado, pela lei estadual nº 165-A, de 24-12-1975.

IBGE