História da cidade de Nossa Senhora de Lourdes

Brasão da cidade de Nossa Senhora de LourdesNesta página, você lourdense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O Município de Nossa Senhora de Lourdes começou em 1810, com a chegada do casal pernambucano Joaquim José e Ana Josefa da Rocha. Eles fugiram da seca que assolava o sertão pernambucano, passaram por Piranhas, em Alagoas; Gararu, em Sergipe, e chegaram a Escurial, povoado lourdense banhado pelo Rio São Francisco. Logo depois eles largaram a embarcação e penetraram na mata fechada até chegar a uma grande lagoa, onde existia uma considerável quantidade de antas e resolveram fazer morada. Em 1950, o lugar denominado anteriormente de Lagoa das Antas passou a se chamar Arraial de Antas. Por volta dos anos 70 e 80, a povoação teve um acentuado crescimento, com a chegada de novas famílias. Entre elas estavam os Santos, de Cedro do São João; Junqueira, de Siriri; Feitosa, de Porto da Folha; e Eufrázio, de Lagoa Funda. A esta época, a povoação pertencia ao Município de Gararu e permaneceu assim até 1938, quando passou a pertencer ao Município de Canhoba. Nesse mesmo ano o cônego Lauro de Souza Fraga mudou o nome de Antas para Nossa Senhora de Lourdes. Em 1953 o Povoado passou a ser oficialmente uma vila. Dez anos depois foi elevado à categoria de cidade. Seu primeiro prefeito foi Paulo Barbosa de Matos.

NOSSA SENHORA DE LOURDES (SE). Prefeitura. Disponível em: https://nsdelourdes.se.gov.br/historia. Acesso em: 3 fev. 2020.