História da cidade de Altair

Brasão da cidade de AltairNesta página, você altairense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Altair foi fundada em 31 de dezembro de 1929, em terras doadas por Joaquim Carlos Garcia. Sua origem está diretamente ligada à passagem, pelo local, da Companhia de Estradas de Ferro São Paulo?Goiás. A Companhia Ferroviária de São Paulo-Goiás, empresa presidida pelo Barão Homem de Mello, tinha como objetivo a ligação entre os Estados de São Paulo e Goiás, a partir de Bebedouro. Em 1920, os engenheiros Faria Lobato e Hans Klotz, por determinação da Diretoria da Empresa, promoveram os estudos para o prolongamento dos trilhos de Olímpia em demanda a São José do Rio Preto. Na demarcação, fixaram a segunda estação, em terras de Joaquim Carlos Garcia, do patrimônio. À estação foi dado o nome de Altair, e por extensão, ao povoado Estrela Branca da Constelação de Águia, que foi elevado à categoria de Vila e sede do Distrito de Paz, em 1933, com o cognome Cidade Estrela. As condições financeiras da Ferrovia, que havia paralisado seus trilhos em Nova Granada, levou à sua encampação pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, tendo sido a São Paulo-Goiás considerada apenas um ramal, extinto em vista do fraco movimento. Altair é atualmente servido pela Rodovia Armando de Sales Oliveira, que substituiu a antiga ferrovia. Segundo se conta, o nome da cidade foi escolhido por seu fundador e provém da grande estrela Altair, que faz parte da Constelação da Águia.

Altair (SP). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.altair.sp.gov.br/historia-de-altair. Acesso em: abr. 2017. INSTITUTO GEOGRÁFICO E CARTOGRÁFICO (São Paulo, SP). Municípios e distritos do Estado de São Paulo. São Paulo: IGC, 1995. 208 p.