História da cidade de Álvaro de Carvalho

Brasão da cidade de Álvaro de CarvalhoNesta página, você carvalhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O antigo povoado de Santa Cecília surgiu no espigão divisor de águas dos rios Peixe e Tibiriçá, na proximidade da confluência dos trilhos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, nas margens da estrada que ligava o então distrito de Garça à região da fazenda Chatebled, atualmente município de Júlio Mesquita. Por volta de 1930, o mineiro Mamede Barreto construiu a primeira casa do povoado, que, graças à sua localização estratégica e à cultura do café em suas terras férteis, cresceu rapidamente. Em 16 de janeiro de 1936, o povoado de Santa Cecília é elevado à categoria de distrito do município de Garça. O distrito tem seu nome alterado para Ibéria, em homenagem aos imigrantes da península Ibérica que tiveram papel importante no desbravamento da região, recuperando, posteriormente, o nome da padroeira Santa Cecília para, em 25 de abril de 1937, receber a denominação de Álvaro de Carvalho, em homenagem a um senador da República.

Álvaro de Carvalho (SP). Prefeitura. Disponível em: http://www.alvarodecarvalho.sp.gov.br/historiacidade.html. Acesso em: set. 2017.