História da cidade de Analândia

Brasão da cidade de AnalândiaNesta página, você analandense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 20 de outubro de 1887, formou-se o núcleo populacional que deu origem ao atual município de Analândia. Seus fundadores foram um grupo de senhores liderados por Diogo Eugênio de Sales, considerado o fundador oficial do município, entre eles o representante do proprietário da fazenda Santa Maria da Glória, Manoel Vicente Lisboa, que havia doado 20 alqueires de terras para a formação de um povoado. Em 23 de novembro desse mesmo ano, ficou determinada a construção de uma capela sob a invocação de Santa Ana. O povoado recebeu o nome de Cuscuzeiro, oriundo de um pico que estava situado em uma propriedade do barão de Araraquara. Em 17 de dezembro de 1890, o povoado foi elevado à categoria de distrito com o nome de Anápolis, em homenagem à padroeira da localidade, em terras do município de Rio Claro, tornando-se município somente em 21 de junho de 1897. A partir de 30 de novembro de 1944 teve seu nome alterado para Analândia, em virtude de já existir outro município brasileiro com o nome de Anapólis, no Estado de Goiás, e, desde 14 de julho de 1966, foi considerada estância climática.

Confederação Nacional de Municípios. 2011. Disponível em: http://www.cnm.org.br. Acesso em: jul. 2011.