História da cidade de Anhembi

Brasão da cidade de AnhembiNesta página, você anhembiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Antigo arraial fundado por bandeirantes na margem do rio Tietê, a história de Anhembi começou com a criação da capela de Nossa Senhora dos Remédios da Ponte do Tietê, em 2 de fevereiro de 1862, uma referência não só à padroeira do arraial como à existência de uma ponte sobre o rio Tietê, utilizada por tropeiros, vindos de Minas Gerais em direção ao Paraná, para o transporte de produtos. O desenvolvimento do povoado foi marcado por esse comércio interestadual feito pelos tropeiros, e inaugurou o processo político-administrativo local. Anhembi, alterado em 6 de novembro de 1906, era como os índios se referiam ao rio Tietê, o rio dos inhambus, um termo de origem tupi-guarani, anhambu, uma ave galinácia, inhambu.

Confederação Nacional de Municípios. 2011. Disponível em: http://www.cnm.org.br. Acesso em: jul. 2011.