História da cidade de Capivari

Brasão da cidade de CapivariNesta página, você capivariano ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

No início do século XVIII, Capivari recebeu os primeiros visitantes. Alguns deles encontraram um lugar com bom terreno, clima, água e peixes. Montaram acampamentos e decidiram começar uma nova vida. Em 1785, Francisco Idorgo pede à Câmara de Itu e consegue fazer com que se instale a primeira venda: a ?Venda do Chico?. Assim, Antônio Pires de Almeida Moura e Joaquim da Costa Garcia, fundaram o ?Arraial de São João de Capivary de Baixo?. Muitas famílias vieram de Itu e Porto Feliz e, dessa forma, o povoado começou a crescer. A Capela de São João Batista de Capivary instalou-se em 1820, perto da ?Venda do Chico?. Ainda nesta época, as áreas que hoje conhecemos como Rafard e Mombuca faziam parte do povoado. Entre os primeiros moradores estão Fernando de Barros, Cônego João Ferreira, Saturnino Leite, Joaquim Gamla, André de Melo e Martim de Mello Taques. Capivari, do Tupi-Guarani: Rio das Capivaras. O nome foi dado pelo fato de existirem muitas capivaras às margens do rio onde o povoado se formou. Mas, a partir de 20 de dezembro de 1905 o município passou a ser denominado, oficialmente, como ?Capivari?.

Capivari (SP). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.capivari.sp.gov.br/index.php/cidade/historia.html. Acesso em: ago. 2015.