História da cidade de Clementina

Brasão da cidade de ClementinaNesta página, você clementinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

CLEMENTINA SÃO PAULO HISTÓRICO Nas proximidades do rio Aguapeí e de seu afluente, ribeirão dos Lontras, por volta de 1926, Adão Astolfi fez a derrubada da mata, iniciando o povoamento da região ao sul do municipio de coroados. Em maio de 1928, João Francisco Vasques, adquirindo terras, doou uma área para formação do patrinomio de Nova Era. Colonos Japoneses e Espanhois foram se estabelecendo nos lotes vendidos em Nova Era, que, em 1932, passou a se chamar Patrimonio dos Vasques, em homenagem ao seu fundador. Com a criação do Distrito de Paz, em 1944, o nome foi alterado para Clementina, homenagem à filha do fundador, João Francisco Vasques. Gentilico: Clementinense Formação Administrativa: Distrito criado com a denominação de Clementina, por Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, o Distrito de Clementina com territorio do extinto Distrito de Lauro Penteado do Municipio de Coroados. No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei, para vigorar em 1945-1948, o distrito de Clementina figura no Municipio de Coroados. Assim aparece na divisão territorial fixada para 1949-1953 pela Lei n° 233, de 24-XII-1948 Elevado à categoria de municipio com a denominação de Clementina, por Lei Estadual n° 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de Birigui. Constituido de 3 Distritos: Clementina, Lauro Penteado, Santópolis do Aguapeí. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1955. Pela Lei Estdual n° 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembra do Municipio de Clementina o Distrito de Santopolis do Aguapeí.

Prefeitura Municipal de Clementina