História da cidade de Itapecerica da Serra

Brasão da cidade de Itapecerica da SerraNesta página, você itapecericano ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O povoamento iniciou-se com um aldeamento indígena, sob proteção de Nossa Senhora dos Prazeres, fundado pelos Jesuítas, em 1562, com o objetivo de defender o Colégio de São Paulo de Piratininga e para facilitar a catequese. Essa aldeia teve sua população aumentada com a vinda dos indígenas de Carapicuíba, trazido por Afonso Sardinha e doutrinado pelo Padre Belchior de Pontes. A capela de Itapecerica, cujo o nome de origem indígena significa ?pedra lisa e escorregadia?, assim denominada por estar construída sobre pedras, contava em 1689, com 900 pessoas dirigidas pelo Padre Diogo Machado. Por longo tempo, a colonização ficou reduzida ao aldeamento. Somente em 1827, suas atividades agrícolas foram incentivadas com a criação pelo Governo Imperial de uma colônia, onde radicaram-se imigrantes alemães. Nessa época, foi Implantado pela Estrada de Ferro Sorocabana o ramal Mairinque-Santos, atravessando a região e possibilitando o escoamento da produção local.

Itapecerica da Serra (SP). Prefeitura. 2014. Disponível em: http://www.itapecerica.sp.gov.br. Acesso em: mar. 2014.