História da cidade de Nova Luzitânia

Brasão da cidade de Nova LuzitâniaNesta página, você luzitaniense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Nova Luzitânia São Paulo - SP Histórico A colonização das fazendas Barra Grande do Mato Grosso e Cajarana, pela família Pereira, e a conseqüente fundação da cidade vizinha, Gastão Vidigal, atraíram novos povoadores que vieram radicar-se na região, abrindo fazendas dedicadas ao cultivo do arroz, café, milho e algodão e ainda à pecuária. Por volta de 1935, os Lusitanos Sebastião Pedro da Silva e João Batista Moreira deram início à fundação do povoado, doando as terras necessárias para construção da capela, dedicada ao Padroeiro, São Pedro. Nessa época a povoação ficou conhecida por Cabajá e, segundo crônica local, derivou de ″ acaba já ″, usada para definir a escassez de mercadorias do seu comércio, em virtude da distância e dificuldade de acesso às cidades próximas. Mais tarde foi adotada a denominação Nova Luzitânia em homenagem dos fundadores à sua terra natal. A distância foi responsável pelo lento desenvolvimento, somente ativado a partir de 1953. Mas a fase de maior desenvolvimento iniciou-se em 1980 após a instalação de um destilaria de álcool, no Município próximo de Araçatuba, dando impulso às lavouras de cana-de-açúcar de Nova Luzitânia. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Nova Luzitânia, pela lei nº 2456, de 30 de 12-1953, subordinado ao município de Gastão Vidigal. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito Nova Luzitânia figura no município de Gastão Vidigal. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Luzitânia, pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado do muniocípio de Gastão Vidigal e Araçatuba. Constituído do distrito sede. Instalado 21-03-1965. Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.