História da cidade de Nova Odessa

Brasão da cidade de Nova OdessaNesta página, você novaodessense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em princípios de março de 1905, Augusto Ramos assistia em Nova York o desembarque de imigrantes russos, que lhe causaram ótima impressão. Ainda em março, em Londres, informava-se sobre a melhor forma de trazer esses colonos. Em 13 de abril, assinava contrato com a companhia de navegação Royal Steam Packet Company, para esse efeito. E em maio já chegavam a Santos e a Nova Odessa (Pombal) os primeiros onze russos. Paralelamente, no Brasil, Carlos Botelho, em fevereiro de 1905, providenciava a compra da primeira fazenda do novo núcleo, a Fazenda Pombal, cuja escritura foi lavrada em 11 de março. Em seguida foram estabelecidas as bases para a instalação do novo núcleo, demarcados os lotes e, em 1905, criado oficialmente o núcleo colonial de Nova Odessa.. A primeira referência a 'camaradas russos' trabalhando no núcleo, data do dia 29 de maio, e encontra-se no 'diário' mantido pelo administrador, Cândido de Albuquerque. Também na prestação de contas do núcleo, do mês de maio, encontramos o pagamento feito a seis trabalhadores, cujos nomes são obviamente russos e de origem judaica.

Nova Odessa (SP). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.novaodessa.sp.gov.br/Historia.aspx. Acesso em: ago. 2015.