História da cidade de Pinhalzinho

Brasão da cidade de PinhalzinhoNesta página, você pinhalzinhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Pinhalzinho, cujo nome derivou das matas de pinheiros que cobriam a região, foi fundado, em 1840, pelas famílias João Domingues Siqueira e Generoso de Godoi Bueno. O povoamento do município deu-se principalmente por imigrantes italianos, entre eles Antônio Fornari e filhos, que fundaram a primeira casa comercial. O povoado, em 1900, contava com habitações dispersas em números de vinte. A partir de 1910 o crescimento foi acelerado com a criação de escola particular, mantida por moradores como Eduardo Fornari, Henrique Torricelli e outros, e o incremento de população causada pelo anúncio de oferta de terrenos gratuitos, divulgado pelo jornal Cidade de Bragança. Em 1922, concluiu-se a igreja, obra realizada pelo construtor Tomás de Camargo e o carpinteiro José, sendo trazida diretamente de Barcelona, a imagem da padroeira, Nossa Senhora de Copacabana.

Pinhalzinho (SP). Prefeitura. 2016. Disponível em: http://www.pinhalzinho.sp.gov.br/site/a-cidade/. Acesso em: abr. 2016.