Logotipo Prefeitura Prefeitura

Informações de todas as prefeituras do Brasil

Você está aqui:

História da cidade de Pradópolis

Brasão da cidade de PradópolisNesta página, você pradopolense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Os antecedentes históricos de Pradópolis se confundem no espaço e no tempo com a implantação da lavoura cafeeira, na região da Alta Mogiana. Por volta de 1865, o capitão Gabriel Diniz Junqueira chega à região e inicia a formação da fazenda Santa Maria, com quatorze mil alqueires de café. Os primitivos habitantes do lugar eram os índios Jés, dos Tapuias, Caiapós. Em 1873, com a morte do Capitão Gabriel Junqueira, sua viúva vendeu a Fazenda Santa Maria ao Rodrigo Pereira Barreto, que mudou o nome para Fazenda El Dourado. Em 1889, passou para as mãos da família Antônio da Silva Prado, e cria-se, então, a Fazenda São Martinho. Em 1905, São Martinho já possuía 3,5 milhões de pés de café, sendo considerada a segunda maior Fazenda de Café do mundo, só suplantada pela Fazenda Dumont, com 5 milhões de pés. Também em 1905, por determinação do Coronel Henrique Ribeiro, gerente da Fazenda São Martinho, o engenheiro italiano Júlio Macozzi executa o traçado de uma vila em terras da fazenda. Nascia Pradópolis. Para incentivar o crescimento da vila, também foi traçado um loteamento agrícola, o Capão Grande, bem próximo do local. A imigração foi a solução para o problema da falta de mão-de-obra. E assim, por volta de 1907, começa a Fazenda São Martinho a receber os primeiros imigrantes europeus, destacando-se pela quantidade os italianos e mais tarde os japoneses. No final de 1928, no lugar da primitiva capela é construída a Igreja Matriz. Seu construtor foi Bepino Gerólamo. Animadas quermesses marcaram as campanhas para arrecadação de fundos para sua construção. Ser convidado para o 'festeiro' era considerado uma honra e motivo de orgulho nessas quermesses. Santo Antônio era o padroeiro. Em 1945, o fim do ciclo do café decretou a extinção dos cafezais da Fazenda São Martinho e, em seu lugar, cria-se uma usina de açúcar, o que foi uma guinada fundamental nos destinos de Pradópolis. A cultura da cana-de-açúcar se incorpora à economia do município a partir de 1948, com a Usina São Martinho. Em 1958, o distrito de Pradópolis é elevado a município, comarca de Guariba. Foi adotado o dia 13 de junho, dia do padroeiro do município Santo Antônio de Pádua, como data das comemorações civil e religiosa da cidade.

Fonte

Pradópolis (SP). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.pradopolis.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=108&Itemid=123. Acesso em: mar. 2015.

Prefeituras - Todos os direitos reservados 2024