História da cidade de Santa Albertina

Brasão da cidade de Santa AlbertinaNesta página, você santa-albertinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Por volta de 1940, a Estrada de Ferro Araraquarense demandava ao extremo oeste de São Paulo, a caminho do Porto do Taboado, nas barrancas do Paraná, atingindo a cidade de Jaboticabal. A afluência de sertanejos e a facilidade de escoamento dos produtos agrícolas locais levaram os grandes proprietários a lotearem suas fazendas em pequenas glebas. Francisco Schmidt procedeu o loteamento de suas terras, em 1948, reservando uma área para implantação de uma cidade, a qual denominou de Santa Albertina, em homenagem a sua mãe. Apesar de se encontrar afastada dos trilhos da ferrovia, o desenvolvimento da povoação foi facilitado por localizar-se junto à estrada de acesso ao Porto Ribeiro, no Rio Grande, única comunicação do Extremo Oeste Paulista com o Triângulo Mineiro. O progresso de Santa Albertina, baseado nas culturas de arroz, algodão, café, milho e amendoim, elevou-o à condição de Distrito em 1953 e, seis anos depois, a Município.

Prefeitura Municipal. 2009.