História da cidade de Serrana

Brasão da cidade de SerranaNesta página, você serranense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Serafim José do Bem, mineiro de Bom Jardim, adquiriu três fazendas no território de São Simão, em 1870. Fixou-se nelas com sua família e ergueu um cruzeiro de madeira, onde se reunia com a família para preces, num local próximo a uma trilha de tropeiros. Estes viajantes passaram a fazer ponto de descanso no local, tornando a ?serrinha? conhecida noutras regiões. Isso levou alguns povoadores a montarem residência junto ao cruzeiro, dando início à formação do povoado. Em 24 de setembro de 1890, Serafim do Bem doa quatro alqueires à Vila Serrinha, mais quatro no dia 12 de abril de 1893 e mais quatro no dia 14 de fevereiro de 1906, totalizando doze alqueires. O município de Cravinhos é criado em 1897 e, em 1912, Vila Serrinha passa a ser distrito da cidade. O distrito de Serrinha foi renomeado para Serrana em 1938 e emancipou-se em 1949.

Serrana (SP). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.serrana.sp.gov.br/serrana/historia. Acesso em: maio 2017.