História da cidade de Tanabi

Brasão da cidade de TanabiNesta página, você tanabiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1860, às margens do Rio Jataí, o índio Joaquim Chico, remanescente dos Caiapós, construiu uma choupana onde instalou uma venda após abrir uma picada, que ligava o local às proximidades de São José do Rio Preto, local de onde trazia cachaça, fumo, rapadura e outros produtos da terra, que comercializava. Foi considerado o primeiro habitante do local, embora houvesse outros residentes nas cercanias. Em 4 de julho de 1882, foi erguido um cruzeiro, marco da fundação do arraial de Jataí, nome primitivo conservado até 1907. Tomaram parte no ato não só o fundador - Joaquim Chico como, ainda, Hilário de Souza Rozendo, Agostinho Pereira, Manoel Francisco da Silva, Joaquim Euzébio e Bento Perez de Souza, este último carpinteiro que esculpiu o madeiro histórico. Foram personagens importantes na fundação da localidade, João Barbosa do Amaral, Leonildo Bataglia e Polinice Celari, o alferes, como era conhecido. Padres missionários vindos de São Francisco de Sales ? MG, celebraram missa e os moradores da vizinhança festejaram o acontecimento. Em 21 de maio de 1887, Francisco de Souza Lopes e sua mulher, Maria Francisca da Conceição, Joaquim José de Souza e sua mulher Gertrudes de Souza Martins e Maria Rosária da Conceição doaram o patrimônio da cidade composto de 75 alqueires e sob a de invocação de Nossa Senhora da Conceição, onde já havia uma capela, doação essa mais tarde confirmada por José Teodoro Ferreira Lemos e sua mulher. Em 1895, foram iniciados os estudos para abertura da estrada do Taboado que foi concluída em 1900 e o povoado passou a existir em função dessa estrada. Por ela tropas e boiadas, peões e boiadeiros formaram o ponto inicial do vilarejo; em 1902 já era distrito policial com cadeia própria.

Tanabi (SP). Prefeitura. 2013. Disponível em: http://www.tanabi.sp.gov.br. Acesso em: abr. 2013.