História da cidade de Vinhedo

Brasão da cidade de VinhedoNesta página, você vinhedense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Rocinha era o primitivo nome do atual município de Vinhedo. Segundo judiciosa tradição, a região ainda agreste, nas cercanias de Jundiaí, era cortada por duas estradas carroçáveis que constituem as únicas vias de comunicação para servir aos marchantes que demandavam para a Capital e Santos, ora conduzindo bois, ora transportando café ou sal. Foi às margens de uma dessas estradas que surgiu a vila. Inicialmente uma modesta casa foi construída e uma pequena roça cultivada. Esse ponto servia de paragem aos viajares daquela época que tinham ali um remanso acolhedor para si e suas tropas. A pequena roça servia de indicação local, daí a razão de sua primitiva denominação, que perdurou por muitos e muitos anos, sendo ainda por muitos assim conhecida.

Vinhedo (SP). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1957. v. 30. p. 396-400. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_30.pdf. Acesso em: jan. 2016.