História da cidade de Araguanã

Brasão da cidade de AraguanãNesta página, você araguanaense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Araguanã Tocantins - TO Histórico O município de Araguanã, está localizado na região norte do Estado, à margem direita do Rio Araguaia. Sua origem remota ao ano de 1952, quando seus primeiros moradores, todos garimpeiros, começaram a se fixar na região. O garimpo de Rebôjo foi o primeiro local onde esses pioneiros se estabeleceram. Os desbravadores da região foram as famílias de: José Costa de Araújo, João Duzentinhas, Orlando Cândido de Souza, Anízio Reis Costa, João Saraiva e Arthur Carvalho. O primeiro povoado formou-se à margem direita do Rio Araguaia, hoje conhecido por Araguanã Velho. Em conseqüência da enchente de 1957, que causou a perda de todas as plantações, o então prefeito de Araguaína, Anatólio Dias Carneiro, adquiriu um área onde estava plantado um cafezal, de propriedade de Oliveira Maçon, e construiu um escola e uma pequena igreja com ajuda dos garimpeiros. Logo após, começaram a surgir algumas casas em torno dessas construções, culminando com consolidação da atual sede municipal. A comunicação com Araguaína, na época, era feita pelo Rio Lontra, com muitas dificuldades, chegando a levar 5 dias. No início dos anos 70 com o advento da Guerrilha do Araguaia, o governo militar apressou-se em construir uma estrada até Araguaína, tirando o povoado do isolamento em que se encontrava. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Araguanã, pela Lei Municipal nº 54, de 15-12-1963, subordinado ao município de Araguaína. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988. Elevado à categoria de município com a denominação de Araguanã, pela Lei nº 251, de 20-02-1991. Alterado em seus limites pela Lei Estadual nº 498, de 21-12-1992, desmembrado do município de Araguaína. Sede no antigo distrito de Araguanã. Constituído do distrito sede. instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

www.citybrazil.com.br