História da cidade de Divinópolis do Tocantins

Brasão da cidade de Divinópolis do TocantinsNesta página, você divinopolino ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Divinópolis do Tocantins Tocantins - TO Histórico Sua origem enquanto unidade administrativa deve-se ao desmembramento do Município de Miracema do Tocantins, no ano de 1988. A história do município está ligada ao comerciante Divino Luis Costa, que se estabeleceu na região, na década de 50. Outros migrantes vindos de Minas Gerais e Bahia, seguindo em direção ao Pará, tomavam pousada na região antes de seguirem seu destino. Assim, alguns foram se estabelecendo e formando um povoado. O nome do município homenageia seu primeiro habitante. Em 01 de janeiro de 1989, passou a denominar-se Divinópolis do Tocantins. Gentílico: divinopolino Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Divinópolis de Goiás, pela lei estadual nº 10407, de 30-12-1987, desmembrado de Miracema do Tocantins (ex-Miracema). Sede no atual distrito de Divinópolis do Tocantins (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989. Pelo decreto legislativo nº 1, de 01-01-1989, o município de Divinópolis de Goiás passou a chamar-se Divinópolis do Tocantins. Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 1988. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 2007. Alteração toponímica municipal Divinópolis de Goiás para Divinópolis do Tocantins, alterado pelo decreto legislativo nº 1, de 01-01-1989.

www.to.gov.br/divinopolis-do-tocantins/880