História da cidade de Formoso do Araguaia

Brasão da cidade de Formoso do AraguaiaNesta página, você formosense do araguaia ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Formoso do Araguaia Tocantins - TO Histórico Em meados do século XVIII, a procura pelo ouro levou os portugueses às margens de um rio, que denominaram Formoso em virtude de suas belezas naturais. Os habitantes do local eram índios da tribo Javaé. A região ficou abandonada até 1949, quando foram descobertas minas de cristal, formando um povoado. Em 25 de setembro de 1963, o distrito alcançou sua emancipação, com o nome Formoso do Araguaia, desmembrando-se de Cristalândia. A partir de 1979 é implantado o Projeto Rio Formoso, de agricultura irrigada em terras contínuas, o maior da América Latina. Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Formoso do Araguaia, pela lei estadual nº 4596, de 01-10-1963, desmembrado do município de Cristalândia. Sede no atual distrito de Formoso do Araguaia (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

www.cnm.org.br