História da cidade de Arapiraca

Brasão da cidade de ArapiracaNesta página, você arapiraquense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Foi embaixo de uma Arapiraca, localizada as margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos (fundador da cidade) descansou. A sombra daquela árvore fez com que Manoel André tivesse a ideia de construir uma cabana. Depois de alguns tempos, com a vinda de outras famílias, a árvore Arapiraca ficou cercada por um povoado. O local começou a ser povoado na primeira metade do século XIX. Já em 1864, Manoel André construiu a capela de Santa Cruz e escolheu como padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho (Padroeira até hoje). O topônimo Arapiraca vem de uma árvore da família das leguminosas Mimosáceas - Piptadênia (Piteodolobim). Uma espécie de angico branco, comum no Agreste e no Sertão. Segundo uma tradição popular, a palavra Arapiraca tem origens indígenas e significa: ramo que arara visita.

Arapiraca (AL). Prefeitura. 2014. Disponível em: http://www.arapiraca.al.gov.br. Acesso em: jan. 2014.