História da cidade de Lagoa da Canoa

Brasão da cidade de Lagoa da CanoaNesta página, você canoense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Lagoa da Canoa Alagoas - AL Histórico No local onde foi construída a cidade de Lagoa da Canoa existia apenas uma pequena lagoa. Em 1842, dois casais chegaram à região, construíram casas e começaram a plantar e a criar gado. Parte daí a colonização do município. Outras famílias, anos depois, também começaram a construir no local - já conhecido como Lagoa da Canoa - cujo nome originou-se do fato dos antigos moradores pescarem de canoa na lagoa da região. Os pioneiros na colonização foram José Barbosa, Francisco José Santana e a família Maurício. Quando Arapiraca tornou-se município, Lagoa da Canoa passou a ser um povoado, mas com grande importância no contexto político, econômico e social. Servia como ponto de apoio na estrada que ligava Arapiraca a Traipu e Girau do Ponciano. Além disso, as fazendas de café geravam emprego e renda. Com a emancipação, Lagoa da Canoa revigorou sua importância econômica. Foi transformada em município autônomo em 28 de agosto de 1962. Do trabalho para a independência participaram José Pereira Lúcio, José Leite, José Ramos Barbosa, José Emiliano de Almeida, Mauro Vieira e outros. A cidade se transforma para receber os visitantes que prestigiam suas festas. As de maior concentração popular são as que comemoram a Emancipação Política do município (28 de agosto) e a que a população rende homenagens à sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro). Gentílico: canoense Formação Administrativa Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Traipú o distrito de Lagoa da Canoa. Pelo decreto estadual nº 2435, de 30-11-1938, o distrito de Lagoa da Canoa deixa de pertencer ao município de Traipú para ser anexado ao município de Arapiraca. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Lagoa da Canoa, figura no município de Arapiraca. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado á categoria de município com a denominação de Lagoa da Canoa, pela lei estadual nº 2472, de 28-08-1962, desmembrado de Arapiraca. Sede no antigo distrito de Lagoa da Canoa. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-01-1963. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Transferência distrital Pelo decreto estadual nº 2435, de 30-11-1938, transfere o distrito de Lagoa da Canoa do município de Traipu para o de Arapiraca.

IBGE