História da cidade de Itanhém

Brasão da cidade de ItanhémNesta página, você itanhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

As primeiras incursões na região deram-se na faixa fronteiriça com Minas Gerais, entre 1918 e 1924. Iniciou-se pela ocupação das margens do ribeirão das Umburanas, córrego da Umburaninha, Manoel Antônio, João Resende, Água Preta e Rio Itanhém. Itanhém surgiu pela necessidade de uma aglomeração onde os colonos pudessem encontrar gêneros de primeira necessidade e meios de escoamento do que produziam. Em 1925, o mineiro Simplício Binas adquiriu uma gleba na margem esquerda do ribeirão Água Preta, onde fundou a povoação denominada Vila de Água Preta. Devido à descoberta de pedras preciosas, o povoamento intensificou-se e, em 1930, foi criado o distrito de Nossa Senhora de Itanhém, subordinado ao município de Alcobaça. Em 1938, o nome simplificado para Itanhém. A emancipação do município ocorreu em 1958 e a instalação em 1959.

Itanhém (BA). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://itanhem.ba.gov.br/historia. Acesso em: maio 2017.