História da cidade de Simões Filho

Brasão da cidade de Simões FilhoNesta página, você simões-filhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O município de Simões Filho, antigo distrito de Água Comprida, tem sua história marcada pela herança colonialista portuguesa e se inicia com o cultivo de cana-de-açúcar que perdurou entre os séculos XVI e XVII. Posteriormente, com a devastação das matas, aparecem os engenhos de Bois de Moenda. O local onde atualmente é o centro urbano era ocupado pela Usina de Engenho Novo. A emancipação do distrito de Água Comprida se deu através de esforços de um grupo de moradores que, por volta de 1960, reuniram-se, liderados pelo Sr. Walter José Tolentino Álvares, para tratar dos problemas comunitários. Antes pertencente ao município de Salvador, o distrito foi emancipado em 1961, passando a ser denominado Simões Filho, em homenagem ao jornalista Ernesto Simões Filho.

Simões Filho (BA). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.simoesfilho.ba.gov.br/historia. Acesso em: jan. 2015.