História da cidade de Eusébio

Brasão da cidade de EusébioNesta página, você eusebiano ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

As terras localizadas entre Aquiraz e Messejana ou entre os rios Pacoti e Coaçu eram habitadas pelos índios potyguara e outras tribos pertencentes ao tronco tupi como os jenipapo-kanyndé, junto a religiosos e militares portugueses, que vieram habitar a região visando catequizar os nativos e impedi-los de comercializar com outros povos europeus. A presença portuguesa nessa região estabilizou-se nas primeiras décadas do século XVII. Ao longo dos anos, o povoado às margens da estrada que ligava o Ceará e o Rio Grande do Norte - construída antes mesmo da chegada dos portugueses - manteve sua posição como ponto de parada.

Eusébio (CE). Prefeitura. [2009]. Ofício encaminhado ao IBGE contendo o histórico do município.