História da cidade de Córrego do Bom Jesus

Brasão da cidade de Córrego do Bom JesusNesta página, você correguense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

São inteiramente desconhecidos os aspectos históricos relacionados com a chegada dos primeiros habitantes civilizados às terras do atual município de Córrego do Bom Jesus. Alguns apetrechos indígenas encontrados na região atestam a presença de silvícolas como primeiros habitantes do local. De que tribo eram e quais foram os primeiros brancos que com eles mantiveram contactos é, no entanto, inteiramente desconhecido. Presume -se que tenha sido o ouro a atração maior para aqueles que por ali passaram. Há um local chamado Lavras que se presume tenha sido aurífera. A fundação do povoado verificou-se entre os anos de 1865 e 1880, quando Joaquim Bueno de Morais ,fazendeiro local, doou o terreno necessário ao patrimônio de uma capela que deveria ser erguida em honra ao Senhor Bom Jesus, cuja imagem foi esculpida em Portugal por Manoel Soares de Oliveira, e pintada pelo dourador João Teixeira, em 1873. À sombra da citada capela, cresceu e prosperou o povoado de Bom Jesus do Córrego, que recebeu esse nome devido ao santo padroeiro e ao córrego que atravessa as terras doadas. Em 1889, face ao desenvolvimento rápido, foi elevada à categoria de Distrito, para ser considerado Município em 1953, com o topômino Córrego do Bom Jesus. Foi desmembrado do município de Cambuí.

IBGE