História da cidade de Senador Amaral

Brasão da cidade de Senador AmaralNesta página, você amaralense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Senador Amaral Minas Gerais - MG Histórico A história de Senador Amaral começa em meados de 1890, quando a família Borges doou ao município de Cambuí uma área para ser construída uma igreja em honra a São Sebastião. O primitivo lugarejo passou a ser denominado São Sebastião dos Campos da Lagoa Grande. Sendo elevado a distrito em 1948, já com o nome de Senador Amaral, adquiriu sua independência político-administrativa, em abril de 1992. Senador Amaral, cuja base econômica é a agricultura, é considerado o maior produtor de mandioquinha do Brasil. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Senador Amaral (ex-povoado), pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Cambuí. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Senador Amaral figura município de Cambuí. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991. Elevado à categoria de município com a denominação de Senador a Amaral, pela lei estadual nº 10704, de 24-04-1992, desmembrado de Cambuí. Sede no antigo distrito de Senador Amaral. Constituído de 2 distritos: Senador Amaral e Ponte Segura, ambos desmembrados de Cambuí. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 2 distritos: Senador Amaral e Ponte Segura. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.