História da cidade de Ewbank da Câmara

Brasão da cidade de Ewbank da CâmaraNesta página, você ewbanquense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Suas raízes históricas estão ligadas a antiga Barbacena do século XVIII. As lavouras produzem principalmente milho, arroz, café, feijão, mandioca e cana. No século XVIII, com a abertura do Caminho Novo para o Rio de Janeiro, toda a região de passagem teve o desenvolvimento impulsionado. Barbacena, Santos Drumont, Juiz de Fora experimentaram uma fase de grande progresso. Em 1890, no povoado de Tabuais, pertencente a Juiz de Fora, foi inaugurada a estação de ferro da Central do Brasil, batizada de Ewbank da Câmara em homenagem a um engenheiro da empresa. O lugarejo cresceu rapidamente, sendo elevado a distrito de Santos Drumont em 1923. Durante o Estado Novo, o nome foi aportuguesado para Eubanque. Em 1962, elevado a município, voltou a se chamar Ewbank da Câmara.