História da cidade de Manhuaçu

Brasão da cidade de ManhuaçuNesta página, você manhuaçuense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Manhuaçu, que em Tupi significa ?grande chuva?, foi emancipada no dia cinco de novembro de 1877 e, alguns anos depois, tornou-se cidade. Neste período a cidade perdeu uma grande área territorial, originando 70 municípios que compõem o leste de Minas Gerais. Com o fim do ciclo do ouro na região, a maior riqueza do município tornou-se o café. Alguns fatores influenciaram a rápida expansão cafeeira da cidade. A fartura de terras adequadas ao cultivo do café e a facilidade para obtê-las era um desses fatores. Na região também havia muitos escravos, dispensados da mineração. Além disso, o preço do café no exterior era alto, o que chamava a atenção de produtores de todo o Brasil. Atualmente, Manhuaçu é o polo econômico de prestação de serviços e oferece aos moradores e visitantes a melhor infraestrutura hoteleira, para turismo, e comercial da região vertente do Caparaó.

Manhaçu (MG). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.manhuacu.mg.gov.br/Materia_especifica/6498/Historia. Acesso em: ago. 2015.