História da cidade de Martins Soares

Brasão da cidade de Martins SoaresNesta página, você martinsoarense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Martins Soares Minas Gerais - MG Histórico A povoação primitiva chamava-se Pouso Alegre, e foi elevada a distrito com a denominação de Martins Soares, em homenagem a um dos vultos proeminentes da política mineira. O distrito foi criado pela Lei Estadual nº 336, de 27/12/1948, com o nome de Martins Soares , quando Mílton Soares Campos era governador de Minas Gerais. Em 1996 obteve sua emancipação política e administrativa , desmembrando-se de Manhumirim. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Martins Soares, pela Lei nº 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Manhumirim. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Martins Soares, figura no município de Manhumirim. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993. Elevado à categoria de município com a denominação de Martins Soares, pela Lei Estadual nº 12.030, de 21-12-1995, desmembrado de Manhumirim. Sede no antigo distrito de Martins Soares. Constituído do distrito sede. Instalado em -1-01-1997. Pela Lei nº 35, de 14-10-1997, é criado o distrito de Pinheiro de Minas e anexado ao município de Martins Soares. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Martins Soares e Pinheiro de Minas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

História de Manhumirim-Município e Paróquia, Vols I,II,III. BOTELHO,Pe.Demerval Alves.O Lutador.