História da cidade de Miraí

Brasão da cidade de MiraíNesta página, você miraiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1852, um grupo de 53 pessoas adquiriu de Salustiano José Fernandes e sua mulher, Maria Porcina do Amor Divino, parte das terras que integravam a antiga Fazenda das Três Barras, de propriedade dos mesmos. A venda foi realizada por duzentos mil reis e destinada, conforme documento de 15 de Dezembro daquele ano, ao patrimônio de uma Igreja a ser construída em honra a Santo Antônio. Originou-se assim, às margens do Rio Muriaé, o arraial que segundo uns se chamou inicialmente Brejo e que mais tarde viria a ser a atual cidade sede do município de Miraí. A Capela ficou pronta em 1853. Em 1859 foi o arraial elevado à categoria de Distrito de Paz, com o nome de Santo Antônio do Muriaé, pertencendo a freguesia de Santo Antônio do Camapuã, nome esse que não se veio a firmar. A criação do Distrito foi confirmada pela Lei Estadual nº 2, de 14 de Setembro de 1891, sendo que pela Lei Municipal 168, de 15 de Abril de 1903, tomou o nome de Miraí, que significa ' Terra Molhada', 'Brejo'. O município foi criado pela Lei Estadual nº 843, de 7 de Setembro de 1923, por desmembramento de Cataguases e ganhando o Distrito de Dores da Vitória, saído de Muriaé e a instalação verificou-se a 27 de Janeiro de 1924, sendo que sua sede municipal ganhou Foros de Cidade pela Lei Estadual nº 893, de 10 de Setembro de 1925. O município foi elevado a Sede de Comarca pelo Decreto nº 155, de 29 de Julho de 1935.

Enciclopédia dos Municípios Brasieliros - IBGE - 1959