História da cidade de Pedrinópolis

Brasão da cidade de PedrinópolisNesta página, você pedrinopolense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Relatos contam que, por volta de 1900, havia uma venda de secos e molhados onde os empregados do fazendeiro Pedro Rodrigues da Costa, depois da jornada de trabalho, iam se reunir para beber, conversar e fazer suas compras. Com a prosperidade da venda e melhoria do estoque, facilitando o abastecimento, construiu-se nas imediações outras casas de moradia dos empregados, formando-se assim um aglomerado urbano sob denominação de 'Várzea dos Creolos', pois quase todos moradores eram da raça negra. O topônimo Pedrinópolis foi homenagem a este fazendeiro, popularmente conhecido como Pedrinho. Essa homenagem deu-se ao fato de que ele e sua família serem populares na região e terem bons tratos com os escravos. Com o crescimento da população infantil em 1920, a Prefeitura de Araxá, a qual pertencia, construiu uma Casa de Escola Rural. Em 1932 foi construída a atual igreja, em homenagem ao Santo Padroeiro, São Sebastião, e também o cemitério municipal. Na divisão territorial do Estado, decretada pela Lei nº 336 de 27/12/1948 foi criado o distrito de Pedrinópolis, pertencente ao Município de Santa Juliana. No dia 01/01/1949 foi instalado o Cartório de Paz e Notas. O município foi criado pela Lei nº 2764 de 30/12/1962, constituído de um só distrito, o distrito da sede.

IBGE